terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Apontamento nr.57


Brasil será 1º mundo em 304 anos
O Brasil vai levar 304 anos para atingir o mesmo nível de distribuição de renda dos países ricos se mantiver o atual ritmo de crescimento e distribuição de renda. A afirmação é da New Economics Foundation (NEF), uma instituição independente de pesquisa com base na Grã-Bretanha.
Segundo o documento divulgado nesta segunda-feira, os mais pobres (aqueles que vivem com 1 dólar por dia) tiveram uma queda de 73% em sua participação no crescimento entre os anos de 1990 e 2001, quando comparado à década de 1980 - considerada a década perdida.
Para os autores do estudo, os dados mostram que crescimento sozinho não gera distribuição de renda, como defendem algumas receitas econômicas ortodoxas, diz reportagem da BBC. O NEF também afirma que os danos ambientais e a mudança do clima estão atingindo mais aos pobres.
"Nossa obsessão com o crescimento e a busca incessante de um sistema global que cria ainda mais dependência de crescimento nos colocou em uma estrada para a perdição", afirma David Woodward, chefe do programa do NEF e principal autor do estudo, diz a reportagem.

Nenhum comentário: