
Marketing: Barbie Fulla
Quem, em seu estado normal, em pleno século XXI, enrolaria sua filhinha de 8 anos num pano preto, ensinando-a que isto é a vontade de Deus? A resposta é: muitas mães, que em lugar de desaparecer, com o passar do tempo e a modernização dos costumes, aumenta em países islâmicos o uso do véu - vestimenta tradicional das mulheres da religião islâmica.
Um dos sinais disto, é a popularidade da boneca Fulla, uma espécie de Barbie muçulmana. Lançada em 2003 na Síria - uma ditadura laica, mas na qual a religião continua fortíssima - a boneca é um sucesso em 22 países do Oriente Médio e imediações.
Em 2004 foi vendido perto de 1 milhão de bonecas, com previsão de 50% de aumento neste ano, também a marca Fulla está estampada em mais de 200 produtos.
Esta foi uma estratégia eficiente para estimular a aceitação do véu por parte das meninas, já altamente cooptadas pelo ambiente social, pois em alguns países muçulmanos, as filhas de mulheres já haviam abandonado o véu.
(Por Alessandra Borsatti)
Nenhum comentário:
Postar um comentário